Se vestir para o trabalho nem sempre é facil, ainda mais pra quem trabalha num lugar mais “comportado” e não quer ficar com cara de
“tia véia”. Aliás, essa ligação direta que muita gente costuma fazer, de
que ambiente de trabalho que exige mais compostura é sinônimo de lugar
careta é puro preconceito, viu?! Se vestir de maneira discreta, dando
prioridade às peças clássicas é sinônimo de elegância – desde que você
se sinta confortável dentro da roupa (e aí é que tá o problema do
preconceito) – e no ambiente de trabalho passa a mensagem de que você
não se utiliza da vestimenta pra chamar a atenção. Seu trabalho fala por
si só, saca?
Por isso, deixe as roupas justas, fendas, decotes, transparências, maquiagem pesada e maxi bijoux
para o fim de semana e para as noites onde o seu currículo e capacidade
intelectual não chamam atenção ou contam pontos extras – pelo menos à
princípio.
O grande X da questão, que eu super compreendo que exista é: já que
meu ambiente de trabalho é formal, sou obrigada a sempre usar as mesmas
cores, os mesmos tecidos, as mesmas peças clássicas e montar um
guarda-roupa da Mônica, que enjoa qualquer ser humano?
Não, não precisa. Super dá pra trocar o preto e branco por outras cores
sóbrias, pra apostar em peças clássicas com tecidos diferenciados e até
ousar um pouquinho na modelagem. Tudo sem exageros, claro.
A palavra de ordem é adequação e, não, negação, ok?! Você não precisa
acabar com sua feminilidade só porque trabalha num ambiente
predominantemente masculino, não precisa esconder sua idade pra passar a
imagem de profissional responsável e também não precisa se “fantasiar”
para ir ao trabalho só porque o dress code da empresa é formal.
Por sinal, o fato de você saber se adequar -
ao ambiente, as situações e às pessoas – é uma qualidade muito
valorizada em qualquer tipo de emprego, já que demonstra que você
respeita “as diferenças”, é atenta e flexível. Portanto, se liga! Não
adianta se vestir exatamente igual sua(s) colega(s), porque isso
demonstra total falta de criatividade, mas também não precisa esfregar
na cara de ninguém sua super personalidade forte e diferenciada e
aparecer vestida de um jeito “exótico”, porque isso, além de ser coisa
de adolescente rebelde, demonstra desrespeito pela empresa.
Então vamos lá, a Ane me explicou no e-mail, que apesar do ambiente
de trabalho dela ser formal ele é um pouco mais “leve”, sendo que os
rapazes, por exemplo, não precisam usar gravata ou calça + paletó
combinandinho. Atualmente, esse é o tipo de ambiente formal de trabalho
mais comum (daí pra baixo o dress code já é casual e bem mais
fácil de ser assimilado sem muita angústia) e o que traz mais dúvidas
para as meninas. Por isso, vamos por partes.
Como já disse antes, transparência, decotes, fendas, roupa curta,
barriga de fora, lingerie aparecendo, maquiagem pesada e acessórios
muito chamativos e/ou barulhentos estão fora de cogitação. Contudo, como
o ambiente não é super formal a grande maiorias das peças, acessórios e
cores estão liberadas – principalmente se quem vai vestir é jovem. O
essencial é montar um guarda-roupa de trabalho que seja confortável e
elegante e entender que tipo de roupa, cor, cabelo e maquiagem
transmitem o recado que você quer passar.
Por exemplo, peças rígidas e bem durinhas dão a impressão que você
está com uma “armadura”, “pronta pra briga”, o que transmite a mensagem
de mulher agressiva. Cabelo solto, cheio de cachos e com muito volume
deixam as mulheres naturalmente mais sedutoras. Cores clarinhas e suaves
são super românticas e transmitem fragilidade. Por isso, saber como vai
ser o seu dia (reuniões, encontros com clientes e etc.) já facilita na
hora de definir que roupa usar.
Mas ó, não é pra ninguém ficar com medo do rosa e do babado, ou das
cores escuras e das peças estruturadas, temendo ser reconhecida como
menina moça ou mulher destruidora. O equilíbrio é o melhor remédio! Se,
por exemplo, você tem uma reunião com investidores, onde serão
apresentados números importantes e a seriedade é imprescindível, você
pode optar por uma calça + blazer, mas a peça de baixo pode ser uma
blusa mais leve de cor bem suave.
Aliás, nesses ambientes com formalidade “em cima do muro”, a terceira
peça (blazer, cardigan, colete, casaqueto, suéter) é coringa em
qualquer look – ela pode servir como ponto de cor, ou pra “amenizar” uma
estampa um pouco mais chamativa e também serve para acrescentar
formalidade ao visual. Por isso, vale apostar em peças com bom caimento e
tecido bacana, que combinem facilmente com vários outros elementos do
seu guarda-roupa.
Um blazer preto com caimento perfeito (1) é essencial e pode ser usado mil vezes. Por isso, vale inve$tir em um. Um colete cinza (2) é ótimo para trazer formalidade à um look mais despojado. Um maxi cardigan (3) em tom claro, ajuda a proteger de um ventinho e não “pesa” no look. Um suéter (4) com cor viva, pode ser usado com outros tons mais sóbrios e dar alegria ao look.
O bom é ter várias opções – com manga e sem manga, curtas e compridas
(que cubram o bumbum), com modelagem confortável e cores neutras, bem
fáceis de combinar. Uma ou outra peça coloridona, também vai bem para
alegrar looks muito sóbrios. O legal da terceira peça é que ela pode ser
mais modernosa, e trazer o recado “sou jovem” pra uma roupa toda mais
séria.
Outra boa alternativa pra trazer modernidade ao look é optar por
calças com modelagens diferenciada. Claro que a calça reta preta é item
tem-que-ter, porém, ela não precisa ser seu uniforme, ok? Existem muitas
modelagens por aí, basta estar atenta e disposta a experimentar. Ao
prová-las, agache, sente e levante para ver como a bichinha se comporta
(atenção ao cofrinho!!).Para o ambiente de trabalho a calça não pode ser
muito justa e nem estar folgada (ficar levantando a calça o dia todo é
uóóó) cintura baixa, então, nem pensar! Fique atenta à barra,que deve
estar bem feitinha e na medida certa.
E já que falamos em barra de calça, vamos logo falar dos sapatos. Num
ambiente formal, os pés devem estar “guardados”, pois pezinho de fora
em sandália de tiras e salto fino é sexy demais, sabe? Por isso, dê
preferência aos sapatos fechados e de salto grosso. Se o calor estiver
demais, tudo bem ir com um sapato um pouco mais aberto, mas não com o pé
“pelado”, ok?! Peep toe e sandálias abotinadas com tiras bem grossas,
no máximo.
O ideal é você encontrar um tamanho de salto que te agrade (no
quesito conforto e elegância) e procurar sempre comprar sapatos com esse
mesmo tipo de salto. Assim, as barras das suas calças ficam sempre na
medida e nenhum sapato corre o risco de ficar sem uso. Sem contar que as
possibilidades de combinações aumentam! Se você não aguenta ficar o dia
todo de salto, leve uma sapatilha (ou um oxford baixinho) dentro de um
saquinho na bolsa e nos momentos mais relax calce-a. Para reuniões e encontro com os clientes, suba no salto – nem que no trajeto você esteja de sapatilha.
Por mais que o dress code seja formal, a saia não tem que ser lápis e
o vestido não tem que ser tubinho. Claro que não dá pra ir de bandage
e comprimento mini, mas dá pra inovar e seguir as tendências, desde que
se use o bom-senso. A regra de sentar, agachar e levantar ao
experimentar saias e vestidos também é importantíssima – algumas delas
sobem e ficam bem indecentes quando a gente senta.
Além da saia reta preta é bom variar nos modelos. O “uniforme” saia +
camisa (que é lindo de viver e fica super chique) não precisa ficar com
cara de “todo dia”. Não é porque a saia é na altura do joelho que ela
tem que ser sempre igual e só variar a cor, ok?
Os vestidos também devem ter um comprimento comportado, porém, não
precisam ser super básicos. Peças assimétricas, com corte geométrico,
tecidos com texturas, drapeados, golas e decotes (não muito profundos,
hein?!) inovadores também transmitem a ideia de modernidade e ousadia e
facilitam a vida de quem quer dar novos ares ao clássico.
Outra coisa, o vestido não precisa ser a única peça do look. Para
incrementar o visual, vale acrescentar uma outra peça por cima e
caprichar nos acessórios, ok? Desse jeito, até os vestidos mais básicos
ganhem charme e podem ser usados mais vezes sem enjoar. Dá até pra usar
uma blusa por cima do vestido e deixá-lo com cara de saia. Esse tipo de
combinação, faz com que o seu guarda-roupa renda muito mais. Pode
testar!
Camisas são essenciais para quem trabalha num ambiente formal, tem
que ter em várias cores e modelos. O que não dá pare esquecer na hora de
arrematar as suas é que a peça deve vestir perfeitamente – nada de
camisa apertada, com botão estourando que mostre a pele por entre as
casas, ou então de camisa maior que você.
A branca básica de manga longa é coringa e pode ser usada em várias
ocasiões, mas pra fugir da mesmice aposte em outras cores e em muitas
modelagens diferentes. Dá até pra sobrepor duas camisas e montar um look super legal. Pro verão o bom é ter algumas de manga curta.
Regatas só com alça grossa e decote discreto – no colo e nas axilas
também – sempre combinada com outras peças bem elegantes e com uma
terceira peça por cima. As regatas são quase um forçação de barra em
ambientes formais, apenas aceitáveis porque moramos num país com calor
intenso, por isso, ao usá-las tenha muito cuidado. O ideal é ter as bem
básicas em cores neutras.
Camisetas, apesar de despojadas, podem ser usadas tranquilamente no
ambiente de trabalho. Procure por peças feita com tecido bacana (seda,
100% algodão, crepe, tricô), decote careca e modelagem básica. A cada
estação procure por estampas ou padronagens que estejam “na moda”, assim
você atualiza seus looks com as últimas tendências e garante que as
peças possam ser usadas também nos dias de folga. Elas ficam boas por
baixo de um blazer e combinadas com um colar legal.
Aliás, aqui tocamos no ponto principal pra embelezar os looks de
trabalho: os acessórios. Gente, não existe nada melhor pra mudar a cara
de um look do que um colarzão, um lenço colorido, um broche bem bonito
ou um cinto diferentão. Esse é o pulo do gato, Ane. Se você se olha no
espelho e acha que tá tudo muito sério e sisudo, coloque alguns
acessórios e veja a diferença que eles fazem.
Tem que ter muitos lenços, de várias cores e padronagens, pra usar
com tudo! Inclusive, vale ressaltar que eles são perfeitaos pra criar um
mix de estampas discreto (dá pra ir de blusa de bolinha, por exemplo, e
usar uma echarpe de listras amarrada na bolsa – que tal?). Broches
podem ir na lapela de um blazer, incrementar uma camiseta ou um cachecol
e até servir de “botão”em cardigans muito simple . Colares não podem
ser super chamativos, mas também não precisam ser quase invisíveis. Eles
“alegram” rostos abatidos, trazem charme a blusas muito fechadas e
podem ser o ponto de cor num look mais sóbrio.
Brincos discretos (esqueça os muito grandes e compridos) e super
femininos ajudam a compor um look. Só tome cuidado com pulseiras e anéis
que podem fazer muito barulho e incomodar os colegas.
Já as bolsas para compor seus looks devem ser de tamanho médio e ter
uma forma mais estruturada. Nada de bolsa saco, toda molenga. Elas são
super informais e despojadas e nem combinam com os looks que você pode
usar no trabalho. Claro que tem que dar preferência para as bolsas de
tons sóbrios, mas pelo menos uma de cor “diferente” (azul, vermelha,
vinho, beringela, verde) também tem que ter.
Caso o que você precise levar não caiba dentro da bolsa, acrescente
uma pasta discreta preta no look, para levar papéis e documentos. Só não
vale deixar a bolsa a ponto de estourar, que isso detona qualquer look,
ok?
Pensando nisso tudo meu look de trabalho
27 dezembro 2012
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